A vitamina D é considerada um pró-hormônio produzido pelo organismo e ativado quando em contato com a luz solar.
Essa substância é responsável pela saúde óssea, indispensável para saúde do sistema imunológico, ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, síndrome metabólica e também, doenças cardiovasculares e doenças autoimunes, é fundamental na absorção de fósforo e cálcio e ajuda a manter a saúde cerebral, prevenindo distúrbios neurológicos.
A Vitamina D tem próxima relação com o trato gastrointestinal, já que primeiramente, se existe por algum motivo uma dificuldade em absorver gordura, existe um maior risco de deficiência de vitamina D.
Diversos novos estudos sugerem que os níveis sanguíneos de Vitamina D podem influenciar na microbiota intestinal. Sabe-se que a Vitamina D é importante no equilíbrio do sistema imune e o que é cada vez mais estudado é que essa relação ocorre através da microbiota intestinal.
Assim, o que é possível especular com esses novos estudos é que existe uma relação de mão dupla entre a Vitamina D e a microbiota, já que o nutriente pode interferir nas populações de bactérias da microbiota intestinal, como também específicos perfis de microbiota podem influenciar nos níveis de vitamina D que circulam na corrente sanguínea.
A suplementação de Vitamina D dependerá dos níveis sanguíneos de cada pessoa, e deve sempre ser orientada por um profissional da área da saúde, sendo as doses mais baixas as de 1.000ui por dia.
Comments