A Serotonina se difere dos outros neurotransmissores em relação a sua produção, já que ocorre predominantemente no intestino, pela microbiota intestinal.
Esse neurotransmissor é fundamental e indispensável, faz parte de muitas funções no organismo. Desempenha respostas imunológicas, secreção de insulina, além de importantes funções cognitivas e comportamentais, como sono, humor, apetite e memória.
A Serotonina é dependente da Vitamina B6 e do seu aminoácido precursor, que é o Triptofano.
Quando existem níveis adequados de Serotonina no organismo, pode-se perceber indivíduos mais dispostos, que gostam de atividades ao ar livre e podem ser impulsivos. Se existe um desequilíbrio de Serotonina para a falta, é comum notar apatia, tristeza e tendência a comer doces. Quando existe um desequilíbrio para o excesso de Serotonina, vai gerar extremos emocionais, ansiedade e irritação.
Os nootrópicos relacionados com a Serotonina podem agir estimulando a síntese desse neurotransmissor, como a Griffonia simplicifolia; podem agir inibindo a recaptação de Serotonina, como o Crocus sativus; e podem agir melhorando a sinalização sináptica, como a Bacopa monieri.
Saiba mais sobre Nootrópicos esse e-book exclusivo e gratuito!
Comments