top of page

Como a Dopamina atua?

O neurotransmissor conhecido por sua relação ao prazer e felicidade é a Dopamina. Ela é de grande importância para diversas funções do organismo, desde funções endócrinas até do movimento e comportamento.


Dopamina
Como a dopamina atua

A Dopamina depende da Vitamina B6 e da Tirosina, pois esse é seu aminoácido precursor.


Quando existem boas quantidades de Dopamina no organismo, pode-se sentir motivação, foco, concentração e autoconfiança. Se por algum motivo existe um desequilíbrio para a falta de Dopamina, pode-se notar desmotivação, fadiga, perda de foco e atenção. E quando existe um desequilíbrio para o excesso de Dopamina no organismo, pode-se perceber hiperatividade, impulsividade e dificuldade para dormir.


Exemplos de nootrópicos que estimulam a Dopamina, são: Rhodiola rosea, que age inibindo como um adpatógeno e estimulando sua produção; Tirosina; Mucuna purines; Maca peruana, que pode contribuir por ter em sua composição grandes quantidades de Tirosina, o aminoácido precursor da Dopamina. Já como nootrópico que pode ajudar na regulação dos níveis de Dopamina quando excessivos, pode-se citar o SAME, devido a sua capacidade de degradar esse neurotransmissor.



Saiba mais sobre Nootrópicos esse e-book exclusivo e gratuito!



bottom of page