top of page

SIBO: deu positivo? Agora descubra sua causa.


Muito tem se falado sobre a SIBO nos últimos tempos (supercrescimento bacteriano no intestino delgado), porém o que não tem se falado é sobre suas possíveis causas.

O supercrescimento bacteriano no intestino delgado é uma condição em que ocorre o aumento da presença de bactérias no intestino delgado, lugar onde deveríamos ter uma quantidade mínima presente, sendo assim, uma vez presente o paciente apresenta diversas queixas e sintomas desde distensão abdominal, gases, eructações, quadros de refluxo, entre outros, podendo ser confundido com outras condições ou até mesmo estar associado a alguma delas.

O diagnostico de SIBO se dá a partir de um teste chamado: teste de respiração de hidrogênio expirado. Ele vai medir a partir da sua respiração a produção de hidrogênio que ocorre no intestino delgado dentro de 2h. Uma vez dando o diagnóstico médico e feita a prescrição do tratamento, deve-se partir para a próxima etapa, DESCOBRIR A CAUSA!

A lista de causas para SIBO é extensa e essa é feita a partir de uma anamnese com o paciente, coletando desde histórico de vida, análise de exames, queixas clínicas, entre outras observações.

Um ponto importante quando trazemos a respeito de descobrir a causa é pela SIBO vir acompanhada de uma alta recidiva de casos, ou seja, ela pode voltar a acometer o paciente de maneira frequente. Uma vez descoberta a causa, podemos trabalhar em cima desta e assim evitar que o quadro fique retornando com facilidade e assim evitando sintomas e prejuízos causados.

Sendo assim, se você teve seu diagnostico de SIBO concluído, avalie esse check list para entender quais destas condições possam ter levado ao quadro e assim evitar quadros de recidiva:

Por medicamentos:

- opióides

- antibióticos

- ‘prazóis’


Por estresse:

- Síndrome de overtraining

- Fadiga adrenal

- Stress crônico


- Hiperflexibilidade (síndrome de Erlers-Danlos)

- Válvula íleosecal disfuncional

- Hipotireoidismo

- Diabetes

- Trauma cerebral

- Parkinson

- Imunidade comprometida

- Parasitose

- Intoxicação alimentar e/ou infecção

- SII


Por aderências:

- Cirurgias

- Cisto rompido

- Endometriose

- Gravidez ectópica


Por problemas digestivos:

- Hipocloridria

- Insuficiência pancreática

- Deficiência enzimática

- Insuficiência biliar


Por alteração na mobilidade intestinal:

- Esclerodermia

- Doença de Chron

- Obstrução mecânica



Muitas, não é? Por isso é tão importante entender a causa e trata-la como o inicio de tudo, assim evitamos tanto a recidiva quanto também o desenvolvimento de outras condições.


Se quer descobrir a causa da sua SIBO ou até mesmo cuidar da sua saúde gastrointestinal, agende sua consulta comigo. Nosso contato você encontra aqui no site.


Até a próxima. Tairine Serra Nutricionista da equipe da Karina Al assal

Para saber mais me siga no insta @nutri.tairineserra





bottom of page