top of page

Síndrome do intestino irritável, o que beber?


"Posso beber álcool?" "E refrigerante zero açúcar?" "Coco é alto em FODMAP, mas e a água de coco?"


São muitas dúvidas quanto a alimentação Low FODMAP, não só sobre os alimentos, mas também as bebidas, que muitas vezes passam despercebidas durante o protocolo, mas que podem ser a causa de uma dieta sem a resposta esperada, e consequentemente, frustrante.


Vamos falar de todas as bebidas a seguir e definir de uma vez quais são liberadas para consumo, e que podem, inclusive, melhorar sintomas de SII.


Em primeiro lugar, um paciente com SII pode, e deve, beber água em quantidades adequadas diariamente. É importante tanto para pacientes diarreicos, para repor a hidratação, quanto para pacientes constipados, para adicionar água ao bolo fecal e amaciar as fezes. No entanto, não é interessante beber muita água de uma vez, pois ela pode causar uma distensão abdominal e desconforto. Beba água durante o dia, em pequenas quantidades, várias vezes por dia.


Dependendo da erva, chás podem ser benéficos ou causar sintomas para pacientes com SII. Chá de gengibre pode ajudar a diminuir dor e náusea, enquanto o chá de hortelã diminui dores e distensão abdominal. Outros chás como o branco, verde e preto também são baixos em FODMAP e podem ser consumidos. No entanto, o chá de camomila, chai e oolong devem ser evitados, pelo menos na fase de retirada do protocolo, já que eles podem causar sintomas.


Café em si é uma bebida baixa em FODMAP, porém, o que colocamos no café pode mudar isso, como adoçantes artificiais ou açúcar de coco. Se for necessário adicionar leite, prefira leite sem lactose, ou bebidas vegetais. O café pode ajudar pessoas com SII constipadas, e piorar sintomas de pacientes com SII diarreica. Cada paciente é diferente, é preciso entender como cada pessoa é afetada pela bebida, sabendo que, o excesso de café pode ser gatilho para ansiedade, e essa ansiedade causar sintomas intestinais pelo eixo intestino-cérebro.


Refrigerantes comuns são altos em FODMAP pelo tipo de açúcar inserido na bebida, já os zero açúcar podem ser consumidos, pois possuem aspartame e sucralose, adoçantes livres para consumo. No entanto, refrigerantes podem ser gatilho para sintomas por alguns motivos: por conter gás, que pode causar desconforto e distensão em pacientes; ao beber refrigerante enquanto come você dificulta a digestão correta do seu trato gastrointestinal, acelerando o processo e levando comida não digerida para o intestino; e por ser uma bebida que, se consumida durante a refeição, pode fazer o paciente engolir mais ar e ter sintomas de azia e refluxo.


Kombucha é uma bebida que tem ficado famosa nesses últimos anos, por ser uma bebida fermentada, que pode trazer benefícios para o intestino. Porém, essa bebida pode não ser interessante em excesso, sendo segura apenas um pequeno copo. Além disso, é uma bebida com gás, como o refrigerante, e pode causar desconforto e distensão.


Kefir é outro produto fermentado que caiu nas graças do consumidor, e pode ser consumido, já que a fermentação quebra a lactose, o que o torna seguro para pacientes intolerantes à lactose e/ou com SII. Para garantir, é possível encontrar Kefir com rótulo "Sem lactose" em mercados grandes ou na internet.


Existem opções de álcool baixo em FODMAP, porém, toda bebida com álcool é um gatilho para sintomas. Álcool pode causar constipação ou diarreia, além de sintomas como dores intestinais, gastrite, refluxo, entre outros. Vale a pena evitar o máximo possível essas bebidas, e caso se encontre sem opção de evitar, mantenha o consumo em um drink apenas por dia, preferindo drinks sem frutas.


Smoothies são uma boa opção de lanche, porém, é preciso adicionar apenas as frutas e bebidas liberadas, exemplo: smoothie de bebida vegetal com banana e morangos; smoothie de leite sem lactose com mamão e colher de aveia; smoothie de bebida vegetal com fatia de avocado e mirtilos.


Sucos de frutas devem ser evitados por serem muito altos em FODMAPS, como o suco de laranja ou de maçã. Apesar disso, vemos que ainda é possível aproveitar uma bebida e, melhor ainda, bebidas que podem ajudar em sintomas de SII.













Comments


bottom of page