Quase todas as pessoas já passaram por isso, após comer um alimento hiper palatável (bolachas, doces variados, salgadinhos), vem aquela culpa por ter comido "demais", por ter "passado da conta". Isso já não era motivo de culpa, visto que um alimento hiper palatável é feito pela indústria com justamente este objetivo, que o sabor faça a pessoa que consome se encontre comendo muito mais do que havia planejado.
Porém, um novo estudo encontrou que a falta de determinadas bactérias pode também ter peso nesse comportamento. Esse estudo foi realizado com camundongos que, como nós, também gostam de sobremesas hiper palatáveis.
Esse estudo foi feito com ajuda de antibióticos para apenas um grupo de camundongos, onde o grupo controle não recebeu nenhum tratamento ou alteração em sua rotina. Percebeu-se então que o grupo de camundongos que recebeu antibióticos passou a ter mais interesse pelo doce que era oferecido aos dois grupos após suas refeições comuns. Enquanto os camundongos que não consumiram o antibiótico comiam o doce oferecido, os camundongos que receberam antibióticos comiam 50% a mais de doces.
Outra parte da pesquisa estudou se os camundongos que receberam antibióticos fizeram maior esforço para comer o doce. Nessa parte do estudo, os camundongos deveriam apertar um botão para então receber o doce. O grupo de camundongos que não recebeu antibióticos apertaram o botão poucas vezes, enquanto os camundongos que receberam antibióticos apertaram o botão com muito mais frequência.
Essa situação foi revertida com o transplante de fezes realizado no estudo. Assim que foi feito o transplante, os camundongos que receberam antibióticos voltaram a comer doces na quantidade normal considerada pelo estudo. Isso pode ser resultado da inserção do gene Lactobacillus, que não foi encontrado em camundongos que comeram mais dos doces.
O estudo foi feito com camundongos, mas ele traz mais informações sobre o consumo exagerado de doces por nós humanos, e como o tratamento com antibióticos pode ser nocivo para a saúde, não só intestinal.
Ref: “Gut microbiota suppress feeding induced by palatable foods” by James Ousey, Joseph C. Boktor and Sarkis K. Mazmanian, 29 November 2022, Current Biology. DOI: 10.1016/j.cub.2022.10.066
Comments