top of page

Ômega 3 no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável


O ômega 3 é um óleo extraído da pele de peixes como a sardinha e o salmão, e é considerado uma "gordura boa", que são poliinsaturadas. Existem 3 tipos de ômega 3, EPA, DHA e ALA, sendo que EPA e DHA são os encontrados no óleo do peixe.


O Ômega 3 é altamente indicado como suplemento por ter a capacidade de ajudar na saúde do coração, membrana celular, memória, depressão, entre outros. Além disso, foi encontrada evidência que mostra seu papel na saúde intestinal pela diminuição da inflamação e equilíbrio entre bactérias boas e ruins na microbiota intestinal.


Um estudo de 2017 encontrou uma associação entre níveis de ômega 3 no sangue e uma maior variedade de bactérias no sangue entre mulheres de meia idade, que leva a um maior benefício para a saúde e um intestino mais saudável.


Outro estudo randomizado encontrou um maior número de bactérias produtoras de ácidos graxos de cadeia curta, responsável pela saúde intestinal e imune, entre pessoas que suplementaram o ômega 3.


A suplementação com ômega 3 ou o consumo de alimentos fonte é liberado para pessoas com síndrome do intestino irritável (SII). Assim, a suplementação do óleo é liberada para esses pacientes, que podem se beneficiar com um intestino em maior harmonia e outras evidências.

Refs:

Abdelhamid AS, Brown TJ, Brainard JS, Biswas P, Thorpe GC, Moore HJ, et al. Omega-3 fatty acids for the primary and secondary prevention of cardiovascular disease. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2020;2020(3).

Costantini L, Molinari R, Farinon B, Merendino N. Impact of omega-3 fatty acids on the gut microbiota. International Journal of Molecular Sciences. 2017;18(12):2645



コメント


bottom of page