• Karina Al Assal

Invista nos Prebióticos Antes dos Probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que quando administrados em quantidades adequadas, conferem saúde ao hospedeiro. Os probióticos podem ser encontrados em alguns alimentos ou ingeridos na forma de pó ou cápsula, para suplementar e manter a saúde intestinal e a digestão adequada.



Estudos mostram diversos benefícios dos probióticos, desde intestinais até em questões mentais e saúde geral com diminuição dos riscos de algumas doenças, como por exemplo Diabetes tipo 2.

Os prebióticos são carboidratos fermentativos, como as fibras, que não são digeríveis, ou seja, quebradas pelo o hospedeiro. Como não são digeríveis e, portanto, não são absorvidos, eles alcançam o intestino grosso, onde fica a maior parte das bactérias, lá são fermentados e assim, esses carboidratos passam a ser o combustível para as bactérias probióticas.

Estudos demonstram que os prebióticos, além de serem benéficos para a saúde intestinal, podem contribuir também para o sistema imunológico, efeito anti-inflamatório, promovem saciedade atuam no metabolismo

Ainda, outros estudos mostram que os probióticos e os prebióticos são eficazes no tratamento de Síndrome do Intestino Irritável, distúrbios alérgicos, diarreia e constipação. E podem ser benéficos também no tratamento da obesidade, artrite e prevenção do câncer.

Assim, a suplementação com pre e probióticos pode ser útil e benéfica. Porém, principalmente em relação aos probióticos, é necessário atenção pois as bactérias probióticas dos suplementos devem chegar no intestino sem sofrer alterações pelo ácido estomacal, calor, entre outras questões.

Além disso, deve-se considerar que existem diferentes tipos de probióticos disponíveis e não é tarefa fácil determinar e recomendar as cepas exatas para as necessidades do hospedeiro, a fim de trazer os benefícios necessários.

investir em prebióticos, muitas vezes, é mais efetivo para modular a microbiota intestinal do que o probiótico, já que eles são substratos para bactérias benéficas colonizarem o intestino. Assim, para que os probióticos funcionem adequadamente, é necessário ter uma boa ingestão de prebióticos.

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