top of page

Probióticos e efeitos na saúde humana

Os cientistas definem os probióticos como microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem um benefício à saúde do hospedeiro. Eles podem ajudar a sustentar as bactérias que vivem conosco, especialmente quando nossas bactérias são desafiadas, por exemplo, por antibióticos ou dieta pobre. Os probióticos estão presentes em vários alimentos e suplementos dietéticos.



Basicamente, os probióticos podem apoiar a saúde de diferentes maneiras, como: Ajudando o sistema imunológico a funcionar adequadamente; ajudando a digestão ao quebrar alguns dos alimentos que não podem ser digeridos; mantendo microrganismos prejudiciais sob controle; produzindo vitaminas e auxiliando na absorção de nutrientes.


Além disso, alguns probióticos podem: Ajudar a reduzir a diarreia associada a antibióticos; ajudar a controlar desconfortos digestivos; ajudar a reduzir os sintomas de cólica e eczema em bebês; ajudar na digestão da lactose; tratar diarreia infecciosa; diminuir o risco ou a duração de infecções comuns, incluindo trato respiratório, intestino e trato vaginal.


A principal função dos probióticos é manter um equilíbrio saudável no corpo. Quando existe alguma condição patológica, as bactérias “ruins” entram no organismo e aumentam suas concentrações. Isso desequilibra o corpo. Os probióticos atuam para combater as bactérias com potencial patológico e restaurar o equilíbrio dentro do corpo.


Os probióticos mantém você saudável ao apoiar a função imunológica e controlar a inflamação.

Muitos estudos tiveram resultados positivos sobre o impacto dos suplementos probióticos, mas ainda há pesquisas constantes sobre a eficácia desses suplementos no tratamento de doenças.


No entanto, existem algumas condições médicas em que os probióticos podem ajudar. Porém, isso pode variar entre as pessoas, o que significa que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Isso também pode variar de acordo com o probiótico que é tomado.


Para saber mais, confira no eBook gratuito. Boa leitura!




bottom of page