• Karina Al Assal

Cissus quadrangularis e controle do peso

O Cissus quadrangulares é uma planta tradicionalmente usada na medicina africana e na ayurvédica, por auxiliar em tratamentos de distúrbios femininos e distúrbios ósseos, além de possuir propriedades anti úlcera, anti-inflamatória, anti-hemorróida, gastro-protetora, analgésica e cicatrizante.



O extrato de mentol extraído a partir do C. quadrangularis, possui em sua composição, ácido ascórbico, cálcio, caroteno, fitoesteróis, cetoesteróis e flavonóides, como a luteolina e o β-sitosterol. Todos esses elementos possuem efeitos metabólicos e fisiológicos potencialmente diferentes.


Foi demonstrado pela literatura que os fitoesteróis e extratos de fibras do Cissus quadrangularis, têm propriedades anorexígenas e contra a ação das enzimas lipase (digerem as gorduras), fazendo com que a absorção de gorduras dietéticas seja reduzida, enquanto a saciedade é aumentada, devido à elevação dos níveis do neurotransmissor de serotonina (atua na promoção da saciedade).


Estudos apontam que esse fitoterápico pode reduzir de forma significativa a circunferência abdominal, peso corporal e o percentual de gordura, bem como a concentração de triglicérides plasmáticos, colesterol total, LDL-colesterol e glicose em jejum.


A circunferência da cintura é um fator particularmente importante na avaliação do peso e da gordura corporal, uma vez que é atualmente o principal indicador dos problemas de saúde relacionados ao peso, como a obesidade, síndrome metabólica e acúmulo de gordura visceral.


A síndrome metabólica provoca um processo inflamatório nos vasos sanguíneos, que leva ao processo de aterosclerose. Este processo inflamatório pode ser medido pelos níveis sanguíneos de proteína C reativa (PCR). Resultados demonstraram, que a suplementação de Cissus quadrangularis, reduz significativamente as concentrações circulantes de PCR, inibindo assim o processo inflamatório e possivelmente reduzindo outros componentes sintetizados através da síndrome metabólica.



Posts recentes

Ver tudo

5 chás ao manejo da SIBO

Os chás são fortes aliados para o tratamento da SIBO pois eles possuem muitas propriedades relevantes contra a doença, como por exemplo a ação antiviral, antifúngica, antibacteriana, anti-inflamatória

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • podcast
  • linkedin
whats-03.png

whatsapp

©2020 KARINA AL ASSAL - CRN 17275

  • instagram
  • youtube
  • podcast
logo karina.png