top of page

Suplementação de proteína na SII


A quantidade de pessoas que praticam atividade física hoje teve aumento considerável, não apenas pelo crescimento de casos de sobrepeso e obesidade, mas também pela busca por uma vida mais saudável, principalmente causada pela pandemia da COVID-19. Esse crescimento faz com que as pessoas tenham também maior interesse em nutrição voltada para atividade física, como quantidade de macros em refeições, alimentos pré e pós treino, e principalmente, suplementação.


Pacientes que sofrem de desordens intestinais precisam de mais atenção para sua alimentação e uso de suplementos. Nesse post, vamos falar do uso da suplementação de proteína para pessoas com Síndrome do Intestino Irritável.


Primeiro, é importante saber que mesmo durante a dieta Low fodmap, a quantidade de proteína consumida pelo paciente não precisa ser diminuída, como acontece com os carboidratos fontes de fodmap, já que as proteínas animais não causam sintomas para a SII. Por isso, é provável que esse paciente não precise de suplementação de proteína.


Para pessoas veganas e vegetarianas, no entanto, pode ser necessário fazer uma suplementação de proteínas e alguns micronutrientes. Atletas, grávidas e lactantes também podem precisar de suplementação, mas qual usar, para pessoas com SII?


Talvez seja necessário realizar testes com tipos de proteínas para saber qual melhor se encaixa com sua condição. O whey protein, proteína do soro do leite por exemplo pode causar sintomas em pessoas com intolerância à lactose ou até mesmo com sensibilidade a proteína do leite, por isso, pode não ser a melhor opção para esses pacientes. Proteína vegetal, normalmente é de ervilha, algumas pessoas tem desconforto com ela e ainda é importante prestar atenção nos tipos de adoçantes como xylitol, sorbitol e manitol, ricos em fodmaps.


Para evitar possíveis ingredientes altos em fodmap, vale a pena testar a proteína hidrolizada de colágeno sem sabor, pois muitos pacientes que sofrem de SII conseguem se adaptar com esse suplemento, pois os aminoácidos estão prontos para serem absorvidos e são de fácil absorção. Já os veganos podem escolher proteínas da ervilha e arroz, normalmente as de arroz são mais bem toleradas.


Referências:

Staudacher HM, Ralph FSE, Irving PM, Whelan K, Lomer MCE. Nutrient Intake, Diet Quality, and Diet Diversity in Irritable Bowel Syndrome and the Impact of the Low FODMAP Diet. J Acad Nutr Diet. 2020;120(4):535-47.





Comments


bottom of page