Proteína de colágeno ajuda no ganho de massa?

O consumo de proteína é indispensável para manter o funcionamento do organismo. Toda proteína é formada por aminoácidos. Nosso organismo consegue sintetizar alguns aminoácidos. Aqueles que não são sintetizados pelo nosso organismo – denominados aminoácidos essenciais – devem ser consumidos, através da alimentação ou da suplementação.


As proteínas são moléculas grandes que precisam ser quebradas em peptídeos menores e aminoácidos para serem absorvidas no intestino. Depois de absorvidos, os aminoácidos são direcionados para atender diferentes necessidades do corpo.


O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no nosso corpo e é encontrada no tecido conjuntivo e na matriz extracelular dérmica. O colágeno hidrolisado é um suplemento fabricado a partir da mistura de peptídeos de colágeno de origem animal degradados por reações enzimáticas. Esse suplemento usualmente é vendido como um suplemento que retarda ou recupera o colágeno da pele. Entretanto, até o momento, os estudos que comprovam esse fato não são robustos e possuem vieses que impedem uma avaliação da real eficácia do produto.


Esse suplemento não possui todos os aminoácidos essenciais e, por isso, é classificado como proteína de baixo valor biológico. Para que ocorra a síntese proteica e a hipertrofia muscular, precisamos oferecer ao organismo proteínas de alto valor biológico. Sendo assim, o suplemento de colágeno não é indicado para hipertrofia muscular.


Um estudo que comparou o uso de whey protein com suplemento de colágeno concluiu que o whey protein é um suplemento proteico mais eficiente para promover o ganho de massa muscular. Portanto, se for escolher um desses suplementos, dê preferência ao whey protein.


Para contribuir com o processo de ganho de massa magra, o colágeno precisa estar associado a outras fontes proteicas, pois isoladamente não tem esse efeito.

Oikawa SY, Kamal MJ, Webb EK, McGlory C, Baker SK, Phillips SM. Whey protein but not collagen peptides stimulate acute and longer-term muscle protein synthesis with and without resistance exercise in healthy older women: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2020 Mar 1;111(3):708-718. doi: 10.1093/ajcn/nqz332. Erratum in: Am J Clin Nutr. 2020 Dec 10;112(6):1656. PMID: 31919527; PMCID: PMC7049534.