top of page

Proteína de colágeno ajuda no ganho de massa?

O consumo de proteína é indispensável para manter o funcionamento do organismo. Toda proteína é formada por aminoácidos. Nosso organismo consegue sintetizar alguns aminoácidos. Aqueles que não são sintetizados pelo nosso organismo – denominados aminoácidos essenciais – devem ser consumidos, através da alimentação ou da suplementação.


As proteínas são moléculas grandes que precisam ser quebradas em peptídeos menores e aminoácidos para serem absorvidas no intestino. Depois de absorvidos, os aminoácidos são direcionados para atender diferentes necessidades do corpo.


O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no nosso corpo e é encontrada no tecido conjuntivo e na matriz extracelular dérmica. O colágeno hidrolisado é um suplemento fabricado a partir da mistura de peptídeos de colágeno de origem animal degradados por reações enzimáticas. Esse suplemento usualmente é vendido como um suplemento que retarda ou recupera o colágeno da pele. Entretanto, até o momento, os estudos que comprovam esse fato não são robustos e possuem vieses que impedem uma avaliação da real eficácia do produto.


Esse suplemento não possui todos os aminoácidos essenciais e, por isso, é classificado como proteína de baixo valor biológico. Para que ocorra a síntese proteica e a hipertrofia muscular, precisamos oferecer ao organismo proteínas de alto valor biológico. Sendo assim, o suplemento de colágeno não é indicado para hipertrofia muscular.


Um estudo que comparou o uso de whey protein com suplemento de colágeno concluiu que o whey protein é um suplemento proteico mais eficiente para promover o ganho de massa muscular. Portanto, se for escolher um desses suplementos, dê preferência ao whey protein.


Para contribuir com o processo de ganho de massa magra, o colágeno precisa estar associado a outras fontes proteicas, pois isoladamente não tem esse efeito.



Saiba mais sobre Exercício físico e Microbiota com esse e-book exclusivo e gratuito!




Oikawa SY, Kamal MJ, Webb EK, McGlory C, Baker SK, Phillips SM. Whey protein but not collagen peptides stimulate acute and longer-term muscle protein synthesis with and without resistance exercise in healthy older women: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2020 Mar 1;111(3):708-718. doi: 10.1093/ajcn/nqz332. Erratum in: Am J Clin Nutr. 2020 Dec 10;112(6):1656. PMID: 31919527; PMCID: PMC7049534.


bottom of page