top of page

A relação entre obesidade e o gene CLOCK

A obesidade é uma doença multifatorial causada por uma interação entre fatores genéticos e ambientais. As consequências negativas da obesidade são associadas com diversas doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares e diferentes tipos de câncer.



Alguns fatores comportamentais também podem causar obesidade como distúrbios de sono, que levem a sono insuficiente. Os distúrbios do sono podem alterar as funções cerebrais envolvidas no controle do apetite, que pode levar a ingestão alimentar exagerada.


Muitos estudos mostram que, a redução do sono está associada ao desenvolvimento da obesidade. E hoje em dia, novos estudos avaliam que, a genética também predispõe uma pessoa à obesidade quando o sono é reduzido.


O gene CLOCK codifica um fator de transcrição para a proteína CLOCK, que é uma reguladora do sistema circadiano do organismo, e influencia diversas vias metabólicas.


Estudos mostram que, polimorfismos do gene CLOCK podem ser associados com menor duração do sono e maior ingestão energética, porém diminuição da ingestão proteica. Assim, foi concluído que, mais horas de sono pode contribuir como fator de proteção contra desenvolvimento de obesidade.


Diversos estudos associaram polimorfismos do gene CLOCK com obesidade e comportamentos alimentares compulsivos. Além disso, associou-se também com o aumento do risco para doenças cardiovasculares, alteração da glicemia e do colesterol sanguíneo.


Ainda, o gene CLOCK atua na regulação da sensibilidade fisiológica a liberação de glicocorticoides, então se existe algum polimorfismo, pode-se perceber maior vulnerabilidade ao estresse e isso leva ao maior risco para transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade.



Saiba mais sobre Nutrição e Genética esse e-book exclusivo e gratuito!



bottom of page