top of page

O início de tudo


Hoje vamos falar sobre um assunto fundamental para a saúde que se inicia na infância: a microbiota intestinal. Como vocês sabem, o intestino é o lar de bilhões de microorganismos que formam uma verdadeira "comunidade" (conjunto de bactérias, vírus e fungos que vivem em nosso intestino que começa a se formar até antes do nascimento).

A microbiota basal é construída na nossa primeira infância, e é única para cada indivíduo. No período até os 3 anos de idade, existe uma “janela de oportunidade” para se construir uma boa saúde intestinal , e que transcende à saúde em geral.

Quais seriam os fatores que influenciam?

- ganho de peso materno durante a gestação

- via de parto (cesária ou normal)

- aleitamento materno ou fórmula infantil

- introdução alimentar

- consumo de alimentos ultraprocessados, açúcar, adoçantes, conservantes, corantes, emulsificantes, farináceos

- escolhas alimentares

- microbiota da família

- uso de medicamentos/ antibióticos/ internações

- contato com a natureza e animais.

- aspectos emocionais/ estresse/ sono

Por isso, é muito importante cuidar da alimentação e estilo de vida desde bebê, e poder contribuir para que ele seja um adulto saudável

Benefícios de uma microbiota saudável para a Saúde das crianças:

· Fortalece o sistema imunológico, tornando-as mais resistentes a infecções e doenças.

· Melhora na Digestão e Absorção de Nutrientes: contribuindo para o crescimento saudável das crianças.

· Proteção contra Alergias: Uma microbiota intestinal equilibrada pode reduzir o risco de desenvolver alergias alimentares e respiratórias.

· Impacto no Desenvolvimento Neurológico: Estudos sugerem que a microbiota pode influenciar o desenvolvimento do cérebro e potencialmente afetar a saúde mental e emocional das crianças.

Conclusão: A microbiota intestinal é uma aliada poderosa na saúde e no bem-estar dos nossos pequenos. Investir em uma alimentação saudável, estimular o aleitamento materno e proporcionar um ambiente diversificado são práticas que ajudam a construir uma microbiota equilibrada e resistente e desta forma favorecer a saúde também na vida adulta.

Precisamos cuidar da microbiota desde a infância, a Ana Claudia da nossa equipe pode ajudar com a saúde intestinal dos pequenos para agendar consulta só mandar mensagem no 11 982055151



Comentarios


bottom of page