top of page

Microbioma Oral


Temos visto muitos novos estudos sobre nosso microbioma intestinal, como ele pode interferir em nossa saúde, e nos beneficiar. Já temos descobertas sobre bactérias, quais se conectam com doenças intestinais, quais podem ser benéficas para pessoas com síndrome metabólica etc.


No entanto, não podemos esquecer do cuidado com outros microbiomas que existem em nosso corpo. Você pode ter ouvido falar sobre o microbioma vaginal, ou da pele, nesse texto, vamos falar sobre o microbioma oral. Graças às novas tecnologias, agora podemos identificar grupos que vivem no nosso microbioma oral e seus papéis como microrganismos em relação ao hospedeiro.


Os microbiomas da língua, gengiva, dentes, placas e outras partes da boca são parecidas, com algumas diferenças, como uma maior quantidade de Firmicutes na mucosa e saliva se comparado com a placa. Percebeu-se em estudos realizados algumas conexões entre organismos em relação à doenças, como uma periodontite em pessoas com maior número do gênero Prevotella ou Fusobacterium, sendo que essas pessoas tinham menor quantidade do gênero Streptococcus, Actinomyces e Granulicatella.


Foi encontrado também que esses organismos podem ter relação com outras doenças além das bucais. Entre pessoas com artrite reumatóide, por exemplo, o gênero Prevotella foi um dos mais encontrados, enquanto o gênero Neisseria não estava presente.


Foram feitos outros estudos quanto à relação de doenças com microbioma oral, e foi encontrado que, em pessoas com doenças cardiovasculares, as bactérias mais abundantes eram Campylobacter rectus, Prevotella intermedia, entre outras.


De acordo com a base de dados de pesquisa em microbioma oral, apenas 57% dessas bactérias foram nomeadas, isso significa que ainda há muito a ser descoberto sobre o assunto, além de que, as pesquisas foram realizadas apenas entre pessoas ocidentais, educadas, de regiões industrializadas, de classe alta e democratizadas. Há o que se descobrir também nessas relações com doenças, e principalmente, como agir na prática.


Ref: Willis, J.R.; Gabaldón, T. The Human Oral Microbiome in Health and Disease: From Sequences to Ecosystems. Microorganisms 2020, 8, 308. https://doi.org/10.3390/microorganisms8020308

bottom of page