A Glutamina (Gln) é um aminoácido considerado muito versátil e abundante no nosso corpo.
Esse aminoácido é usado como substrato energético para células, principalmente linfócitos e enterócitos, e desempenha funções metabólicas muito importantes em diversos órgãos, como por exemplo: produção de citocinas, equilíbrio ácido-base, transporte de nitrogênio, produção de proteínas e ácidos nucléicos e tem papel importante na síntese da glutationa, que é um potente antioxidante celular.
A disponibilidade e liberação da Gln para o sangue são monitoradas principalmente pelo intestino, fígado e músculos esqueléticos.
Em relação a Gln e o intestino, sabe-se que a Gln pode ser utilizada com o objetivo de contribuir para o reequilíbrio de uma microbiota em estado de disbiose. A Gln age na mucosa, ajudando a repará-la, age melhorando a absorção, já que atua também no crescimento das microvilosidades, diminui a atividade bacteriana e ainda, ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido.
Assim, segundo diversos estudos pode-se concluir que a suplementação de Gln é benéfica e pode contribuir para a saúde do indivíduo. Recomenda-se que a Gln seja ingerida em jejum, pela manhã, em doses de aproximadamente 5 gramas.
Saiba mais sobre Síndrome do Intestino Irritável esse e-book exclusivo e gratuito!
Comments