top of page

Dieta Cetogênica e Microbiota - amigos ou inimigos?

Basicamente, a dieta cetogênica se caracteriza pelo baixo consumo de carboidratos, em torno de 5-10% do total de calorias ingeridas ou então menor que 50g de carboidratos por dia, e elevado consumo de gorduras poli e monoinsaturadas.



Isso se faz com o objetivo de estimular o organismo utilizar as outras fontes de energia e estimular a produção de corpos cetônicos, principalmente o butirato, já que os carboidratos não estão em quantidades suficientes. Assim ocorre o processo de cetose, onde a gordura é quebrada em moléculas denominadas cetonas, e essas passam a ser a principal fonte energética para grande parte das células do corpo.


Diversos estudos avaliaram o impacto da dieta cetogênica na microbiota intestinal e os efeitos no organismo.


Em relação a microbiota, os efeitos da dieta cetogênica são contraditórios. Essa dieta normalmente vai atuar diminuindo a diversidade e a quantidade de micro-organismos da microbiota intestinal. Ainda, essa dieta pode influenciar a saúde intestinal através de metabólitos produzidos por diferentes microorganismos, com consequente aumento ou diminuição na produção de ácidos graxos de cadeia curta.


Isso vai depender de como é estruturada essa dieta, se ela for rica em fibras como verduras, legumes, pouca quantidade de gordura saturada e proteína animal vai aumentar a produção de ácidos graxos de cadeia curta, mas se for uma dieta pobre em fibras e rica em proteína animal e gordura saturada, vai prejudicar a microbiota.


A dieta cetogênica tem efeitos diretos e indiretos no cérebro, já que demonstra-se que os impactos dessa dieta no sistema nervoso central pelo aumento de butirato como fonte de energia, potencializando a performance mental.


Em relação a dieta cetogênica, microbiota intestinal e tecido adiposo, essa dieta pode influenciar indiretamente o tecido adiposo através da microbiota, com a diminuição da glicemia como consequência da melhora na sensibilidade à insulina e aumento na produção de ácidos graxos de cadeia curta.



Saiba mais sobre Influência da alimentação na

microbiota intestinaI esse e-book exclusivo e gratuito!



bottom of page