Berberina e impacto da saúde

A berberina (BBR) é um fitoterápico e pode ser encontrada em várias plantas, incluindo a Berberis vulgaris, Berberis aquifolium e Berberis aristata. Ela possui coloração fortemente amarelada, por isso já foi muito usada para tingir tecidos, lã, couro e madeira. Sua utilização como forma medicinal contempla praticamente todos os sistemas médicos tradicionais, além da medicina ayurvédica, iraniana e chinesa.



As propriedades medicinais da BBR são diversas, contemplando efeitos antiemético, antipirético, antiarrítmico, antimicrobiano, hipotensivo, antioxidante, sedativo, redutor de colesterol, anti-inflamatório, anti colinérgico e antinociceptivo. Mas também pode ser usada em casos de colelitíase, leishmaniose, malária, icterícia, disenteria e cálculos biliares.


A modulação de vias de sinalização celular também é uma das características da berberina. Em doenças que desencadeiam processo inflamatório, como por exemplo a diabetes mellitus, o aumento do estresse oxidativo é comum, resultando em elevação de espécies reativas de oxigênio (ROS).


Essas moléculas são capazes de promover danos e apoptose nas células produtoras de insulina (células β das ilhotas pancreáticas) e reduzir a secreção de insulina. Com isso, a utilização da BBR em indivíduos diabéticos pode auxiliar na redução das ROS, melhorar as vias de captação de glicose induzidas por exercício e reduzir a absorção intestinal de glicose.


Em relação aos lipídios, já foi demonstrado cientificamente que a berberina desencadeia a redução do colesterol e triglicérides plasmáticos. Isso ocorre devido a estímulos para aumento na expressão de receptores LDL no fígado, ativação da enzima AMP quinase e inibição da via MAPK.


A berberina se mostra benéfica para uso em indivíduos com doenças que acometem o sistema nervoso central, por conta da sua atividade em inibir enzimas que degradam alguns neurotransmissores.


O uso da BBR na medicina vem se mostrado seguro, no entanto, pode ocorrer interações entre ela e outros fármacos, sendo recomendada sua utilização somente com prescrição médica.