top of page

ZONULINA, marcador de permeabilidade intestinal

H

Há mais de 2 mil anos, Hipócrates, considerado pai da medicina, afirmou: "Toda doença começa no intestino". A frase pode parecer exagerada para alguns, mas estudos têm mostrado que a relação entre doenças crônicas inflamatórias (DCIs) e o intestino é maior do que sempre imaginamos. Um artigo de revisão do Dr Alessio Fasano traz luz à zonulina, uma proteína moduladora da permeabilidade intestinal, e como ela se conecta com algumas DCIs.


O glúten é formado pela glutenina e gliadina, sendo a última, responsável pela secreção da zonulina, que por sua vez percebe o glúten como um perigo. Isso ativa um mecanismo de defesa do sistema imune inato, que leva à alterações na permeabilidade intestinal, e a DCIs em pessoas suscetíveis.


Em pessoas sem a Doença Celíaca (DC), a liberação de zonulina ocorre igualmente para pessoas com a DC, porém, esta liberação é maior e tem maior duração, fazendo com que o efeito na permeabilidade intestinal seja também mais agressivo. A permeabilidade intestinal tem grande relação com Doenças inflamatórias intestinais. Foi realizado um estudo com ratos modelo com colite onde a permeabilidade intestinal estava alta, condição que melhorou com a administração de um inibidor de zonulina.


Um estudo recente mostrou a relação entre zonulina e ingestão de calorias, carboidratos, proteínas, sódio e B12 em mulheres obesas, e que Ruminococcaceae e Faecalibacterium eram mais abundantes em pessoas com baixa zonulina, mostrando que bactérias produtoras de butirato poderiam diminuir a permeabilidade intestinal, com a queda da zonulina, e da inflamação.


O aumento de zonulina tem correlação também com o transtorno do espectro autista em crianças, pela alteração na permeabilidade intestinal em relação a sintomas gastrointestinais.

Existem outros fatores que levam ao desenvolvimento de uma DCI, e o fator da permeabilidade intestinal é um deles, visto que, com a ação da zonulina, a barreira epitelial intestinal se enfraquece. Mais estudos devem ser realizados para entender as relações entre intestino e DCIs, mas é possível afirmar a relevância na diminuição ou retirada de glúten da rotina de pacientes.


É possível dosar os níveis de zonlunila fecal para avaliação da permeabilidade intestinal, se os níveis estiverem acima do valor de referência, significa que você está degradando zonulina e portanto com o intestino permeável



Ref:

Fasano A. All disease begins in the (leaky) gut: role of zonulin-mediated gut permeability in the pathogenesis of some chronic inflammatory diseases [version 1; peer review: 3 approved] F1000 Research 2020, 9(F1000 Faculty Rev):69 (https://doi.org/10.12688/f1000research.20510.1)



Comments


bottom of page