top of page

Viagem de férias: como o seu intestino reage? Veja o que fazer!


Durante as férias tiramos um tempo para viajar, relaxar e aproveitar o destino escolhido. Contudo, boa parte dos brasileiros sofre com constipação intestinal durante esse período. A constipação é definida como a ausência da passagem de fezes ou até mesmo a dificuldade de evacuação, acometendo cerca de 20% das população mundial.

Essa queixa é comum, mas abordagens eficientes podem levar a melhora do quadro, independente do contexto inserido. Mudanças nos hábitos alimentares, no cotidiano ou até mesmo a inibição em ir ao banheiro fora de casa podem estar associados aos quadros de constipação durante uma viagem. Nesse contexto, seguem algumas dicas que podem te auxiliar:


Respeite o reflexo da evacuação

Uma vez que você tiver vontade de ir ao banheiro, vá, pois depois essa vontade pode demorar para voltar. Muitas pessoas acabam segurando a vontade, por não se sentirem confortáveis em evacuar fora de caso. Contudo, quanto mais se espera para ir ao banheiro mais a água é reabsorvida, dificultando a evacuação posteriormente.


Cuide da alimentação

Além de manter uma alimentação equilibrada, alguns alimentos podem te auxiliar nos quadros de constipação. Frutas, verduras, legumes e grãos integrais são ricos em fibras, melhorando o trânsito intestinal e atuando também na microbiota.


Beba bastante água

Além de ser fundamental para a hidratação, a água também é importante no combate à constipação. O que norteia essa propriedade é a importância do líquido sobre as fibras, para formação de um gel que favores o funcionamento intestinal.


Pratique exercícios físicos

Atividade física ajuda a estimular o funcionamento intestinal e os movimentos peristálticos, Tire um tempo para fazer nem que seja uma caminhada, uma dança ou qualquer outro exercício.


Aposte em um suco laxativo

Bater mamão, laranja e ameixa e tomar de 2 a 3x ao dia podem auxiliar na melhora do quadro de constipação. Essas frutas regulam o funcionamento intestinal por ter boas concentrações de fibras.


Prebióticos podem ajudar!

Os prebióticos são carboidratos não digeríveis, se tornando boas opções para conseguir as fibras que estimulam o bom funcionamento intestinal. A suplementação de prebióticos estimula o crescimento de bactérias simbiontes no intestino, aliviando a constipação.


Referências

Ani, Bhairvi, e Elizabeth Marsicano. “Constipação: Avaliação e Gestão”. Missouri Medicine , vol. 115, n o 3, 2018, p. 236–40. PubMed Central , https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6140151/.

Cavagnari, Mariana Abe Vicente. “Ação dos prebióticos e simbióticos na constipação intestinal em indivíduos com paralisia cerebral”. Nutricion Clinica y Dietetica Hospitalaria , n o 1, 2019, p. 46–55. DOI.org (CSL JSON) , https://doi.org/10.12873/391cavagnari.

bottom of page