Síndrome do Intestino Irritável? Confira quais são as opções de tratamentos

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença multifatorial, com diversos possíveis sintomas e por isso pode também ter diferentes formas de tratamento.


Normalmente os tratamentos são iniciados com alterações na dieta, seguindo para tratamentos farmacológicos e sempre, se possível, tratamentos psicológicos.


Em relação a alimentação, primeiro deve-se adequar os hábitos alimentares do paciente e então iniciar uma dieta que tem cada vez mais mostrado resultados positivos, que é a dieta Low FODMAP.


FODMAP são hidratos de carbono que não são bem absorvidos pelo organismo, e por isso fermentam e podem gerar desconfortos. Por isso, quando é feita a retirada dessas substâncias, já é possível observar relatos de melhora dos sintomas.


Ainda, podem ser usados outros tratamentos não-farmacológicos, por exemplo Probióticos, aumento de fibras na dieta e exercícios físicos.


E os tratamentos farmacológicos devem ser utilizados dependendo dos sintomas do paciente e do grau da SII. São opções para tratar a síndrome: Antidepressivos, antipasmódicos. Mas, vale a ressalva, isso deve ser prescrito exclusivamente por um médico.