Suplementação de 5-HTP: quem pode se beneficiar?


5-HTP, também conhecido como 5-hidroxitriptofano, é um aminoácido precursor de serotonina, naturalmente produzido pelo corpo. Por sua vez, a serotonina é um neurotransmissor, conhecido como hormônio da felicidade.


Dessa maneira, os níveis de 5-HTP estão relacionados com os níveis de serotonina. Níveis baixos de 5-hidroxitriptofano dificultam a produção de serotonina, que em baixa quantidade impacta no desenvolvimento de transtornos psicológicos. Para aumentar a produção de serotonina no sistema nervoso central, a suplementação de 5-HTP vêm sendo amplamente utilizada.


A suplementação de 5-HTP pode beneficiar:


Indivíduos com depressão


Quadros de depressão, principalmente resistentes à terapia, podem ser atenuados com a suplementação de 5-HTP. Isso ocorre pela associação entre diminuição de serotonina com os sintomas de depressão. Contudo, seu uso isolado pode não ser tão eficaz, sendo recomendado a administração juntamente com medicamentos antidepressivos.


Já que o argumento que endossa a suplementação de 5-HTP envolve a serotonina, por que não suplementar está? O que acontece é que a serotonina não ultrapassa a barreira hematoencefálica, enquanto 5-HTP atravessa livremente e é convertido em serotonina.


Indivíduos obesos


A suplementação de 5-HTP pode beneficiar na obesidade ou excesso de peso pois essa substância aumenta a sensação de saciedade, regulando o apetite. Além disso, os níveis baixos de serotonina estão associados com quadros de compulsão alimentar, impossibilitando um cuidado dietoterápico eficaz. O aminoácido precursor de serotonina pode ajudar a prevenir o declínio associado à dieta nesses casos.


Casos de enxaqueca e dor crônica


As dores de cabeça estão associadas à degradação de serotonina pela enzima monoamina oxidase. 5-HTP, dessa forma, pode ser utilizado para prevenir dores de cabeça crônicas e enxaqueca.


Indivíduos que sofrem de insônia

Ao aumentar os níveis de serotonina, a suplementação de 5-HTP pode ser eficiente para diminuir os sintomas de ansiedade, preocupação excessiva, estresse e dores de cabeça, normalmente vinculados à insônia. Contudo, além de aumentar os níveis de serotonina, o 5-HTP também aumenta a produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono.


Pacientes com alergia ou asma


O 5-HTP reduz a inflamação alérgica por inibir o recrutamento de leucócitos e bloquear a inflamação de eosinófilos induzida por interleucina-4. Esse efeito, por sua vez, ocorre sem o aumento sistêmico de serotonina, o que é uma vantagem pois esse aumento pode causar uma vasoconstrição.


Indivíduos com epilepsia


A morte súbita inesperada pela epilepsia é responsável por 17% das mortes nesta população. Esses casos estão associados a sintomas respiratórios, que levam a apneia e parada respiratória induzida pelas convulsões. A administração de 5-HTP aumenta a síntese cerebral de 5-HT, melhorando a transmissão de sinais elétricos entre as células nervosas , o que minimiza o risco de parada respiratória.


Efeitos colaterais


Se usado de maneira inadequada e sem orientação, os sintomas que deveriam ser tratados podem ser agravados, além de também causar condições como déficit de atenção, hiperatividade e ansiedade.

Outra observação importante é que não deve ser usado associado a medicamentos antidepressivos e/ ou ansiolíticos.


Referências


Pan, Lisa, et al. “GTP-cyclohydrolase deficiency responsive to sapropterin and 5-HTP supplementation: relief of treatment-refractory depression and suicidal behaviour”. BMJ Case Reports, vol. 2011, junho de 2011, p. bcr0320113927. PubMed Central, https://doi.org/10.1136/bcr.03.2011.3927.


Zamoscik, V., et al. “Tryptophan-enriched diet or 5-hydroxytryptophan supplementation given in a randomized controlled trial impacts social cognition on a neural and behavioral level”. Scientific Reports, vol. 11, novembro de 2021, p. 21637. PubMed Central, https://doi.org/10.1038/s41598-021-01164-y.


“(PDF) 5-Hydroxytryptophan: A Clinically-Effective Serotonin Precursor”. ResearchGate. www.researchgate.net, https://www.researchgate.net/publication/13558789_5-Hydroxytryptophan_A_Clinically-Effective_Serotonin_Precursor.


Abdala-Valencia, Hiam, et al. “Inhibition of allergic inflammation by supplementation with 5-hydroxytryptophan”. American Journal of Physiology - Lung Cellular and Molecular Physiology, vol. 303, no 8, outubro de 2012, p. L642–60. PubMed Central, https://doi.org/10.1152/ajplung.00406.2011.


Zhang, Honghai, et al. “5-Hydroxytryptophan, a precursor for serotonin synthesis, reduces seizure-induced respiratory arrest”. Epilepsia, vol. 57, no 8, agosto de 2016, p. 1228–35. PubMed Central, https://doi.org/10.1111/epi.13430.