• Karina Al Assal

Quais os melhores suplementos para o tratamento da SIBO?

O uso de suplementação pode ser um fator muito positivo para auxiliar no tratamento das pessoas que contém SIBO. Como exemplo, a betaína cloridrato em uma dose média entre 200-600mg pode ser muito eficiente para reduzir os sintomas provocados pela hipocloridria (pouca acidez), mas cuidado se você tiver gastrite ou úlcera essa enzima não é interessante.



Devido a menor acidez para a digestão dos alimentos no estômago, os nutrientes não estão sendo digeridos (quebrados) de forma correta, com isso ação das enzimas intestinais também fica prejudicada. Além disso, vale ressaltar que esses nutrientes mal digeridos, como os carboidratos principalmente, podem servir como substrato para as bactérias que estão se proliferando na SIBO fazendo com que elas se desenvolvam ainda mais. Com isso, a suplementação de enzimas digestivas pode ser muito significativa, das quais podem ser incluídas as proteases, lipases e amilases juntamente as refeições principais.


As enzimas digestivas também podem desempenhar uma função muito importante contra a SIBO devido ao seu papel contra a formação dos biofilmes de bactérias (diversas bactérias unidas) que podem se acumular no intestino, pois as enzimas promovem a degradação desse biofilme.


A berberina pode ser suplementada para indivíduos com SIBO pois ela contém propriedades antimicrobianas e é indicada contra os sintomas de diarreia, pois de acordo com a literatura ela é um excelente componente para reduzir a ocorrência da diarreia provocada por várias causas.

Além disso, tambem deve ser realizada a suplementação das vitaminas lipossolúveis principalmente A, D e E, visto que a digestão de gorduras está prejudicada, não sendo necessário a reposição de vitamina K pois ela também é produzida pelas bactérias intestinais e dificilmente apresentará deficiência. Ainda, é importante a suplementação de vitamina B12 pois ela é usada como substrato pelas bactérias que estão em desenvolvimento.


Contudo, as principais funções da utilização dos suplementos no tratamento da SIBO são para estimular a produção de ácido clorídrico, otimizar a digestão de nutrientes, estimular o peristaltismo intestinal, auxiliar no alívio dos sintomas e reduzir o supercrescimento bacteriano.


Posts recentes

Ver tudo

5 chás ao manejo da SIBO

Os chás são fortes aliados para o tratamento da SIBO pois eles possuem muitas propriedades relevantes contra a doença, como por exemplo a ação antiviral, antifúngica, antibacteriana, anti-inflamatória

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • podcast
  • linkedin
whats-03.png

whatsapp

©2020 KARINA AL ASSAL - CRN 17275

  • instagram
  • youtube
  • podcast
logo karina.png