top of page

Porque os probióticos são a cereja do bolo?



Se considerarmos o tempo de existência da ciência da nutrição, é relativamente recente o aumento do interesse no uso dos probióticos. Desde que os estudos na área ganharam força, vimos um verdadeiro boom na prescrição e no desejo das pessoas de usarem esse suplemento, que passou a ser a resposta para toda e qualquer coisa na cabeça de algumas pessoas. Mas vamos com calma: essa suplementação não deve ser vista como algo além da cereja do bolo! Sabe por quê? De nada adianta fazer o uso de probióticos se o ambiente intestinal for hostil. Vamos entender isso melhor a partir de alguns conceitos.


Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados na quantidade adequada, conferem benefícios de saúde ao hospedeiro, principalmente no que diz respeito à saúde intestinal, imunológica e metabólica. Por “microrganismos vivos” nos referimos a cepas de bactérias que podem colonizar o intestino, compondo a microbiota, e assim, exercer efeitos positivos na saúde. Mas para que isso aconteça, (e o próprio conceito já diz) é preciso ofertar a quantidade adequada, e definir qual cepa de bactéria faz mais sentido para o objetivo desejado, pois os benefícios são dose e cepa dependentes.


Mas antes de definir esses pontos, é necessário garantir que o intestino do hospedeiro não vai ser um ambiente hostil para esses novos moradores, e vai permitir que eles se proliferem e colonizem a região, para assim exercer os benefícios desejados. Se não for dessa maneira, a suplementação nada mais vai ser do que dinheiro jogado fora.


Dessa forma, antes de tudo, é preciso manejar a possível hostilidade do intestino. Se um indivíduo possui uma alimentação com elevado consumo de produtos ultraprocessados, açúcares simples, gorduras em excesso e poucas fibras e compostos bioativos, é muito provável que o uso de probióticos em si não vá ser capaz de alterar a composição e função da microbiota como desejado. As bactérias benéficas dos probióticos não terão substrato para se desenvolver e possivelmente perderão a briga para as patogênicas que já vivem ali. Esse mesmo quadro pode ser observado em indivíduos com obesidade e síndrome metabólica.


Os estudos nos mostram que fatores de estilo de vida como a dieta e o exercício são importantes reguladores da saúde intestinal. Indivíduos mais ativos tendem a apresentar maior abundância de espécies benéficas de bactérias na microbiota, além de um intestino mais íntegro. O padrão de alimentação é extremamente relevante para determinar o perfil bacteriano que prevalece, mas alterações agudas nos hábitos alimentares também afetam de forma importante a microbiota.


Por isso, primeiro de tudo, é preciso “organizar a casa” com aquilo que realmente gera uma base sólida: aumentar a oferta de fibras prebióticas, favorecer uma diminuição da inflamação, adequar o consumo dos 3 macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras - tanto em quantidade como em qualidade), realizar hidratação adequada, iniciar ou aumentar o nível de exercícios físicos na rotina e fazer práticas de manejo do estresse, pois tudo isso repercute positivamente no ambiente intestinal. Só depois de gerar um ambiente adequado é que faz sentido entrar com a suplementação de probióticos para colher os benefícios possíveis. A decoração do bolo só vem quando a base está bem montada, certo? O raciocínio para esse suplemento deve ser o mesmo!



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Markowiak, P., & Śliżewska, K. (2017). Effects of Probiotics, Prebiotics, and Synbiotics on Human Health. Nutrients, 9(9), 1021. https://doi.org/10.3390/nu9091021


Jäger, R., Mohr, A. E., Carpenter, K. C., Kerksick, C. M., Purpura, M., Moussa, A., Townsend, J. R., Lamprecht, M., West, N. P., Black, K., Gleeson, M., Pyne, D. B., Wells, S. D., Arent, S. M., Smith-Ryan, A. E., Kreider, R. B., Campbell, B. I., Bannock, L., Scheiman, J., Wissent, C. J., … Antonio, J. (2019). International Society of Sports Nutrition Position Stand: Probiotics. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 16(1), 62. https://doi.org/10.1186/s12970-019-0329-0

bottom of page