top of page

Conheça as fases do ciclo menstrual e as mudanças no organismo

O ciclo menstrual é um momento muito marcante na vida das mulheres, pois está relacionado com a fase em que a mulher deixa de ser considerada uma criança e passa a ser vista como mulher, estando agora na fase reprodutiva. Isso ocorre geralmente no período da puberdade, quando as meninas estão com idade entre 11 e 13 anos.



A partir do momento em que ocorre a primeira menstruação é dado início para o período reprodutivo das mulheres que perdura até a menopausa, onde será interrompido devido o mal desenvolvimento e função dos ovários.


A menstruação acontece a partir do desenvolvimento e liberação dos oócitos, estimulados pelos hormônios femininos que são sintetizados pelas glândulas cerebrais e ovários. Dentre os hormônios produzidos através das glândulas cerebrais envolvidos com o ciclo menstrual, é possível citar: hormônio folículo-estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH) e o hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH). Ainda, os hormônios progesterona e estrogênio também atuam durante o ciclo.


Normalmente o ciclo menstrual é dividido em 3 fases, que acontecem durante um período de 28 dias, mas que pode ser estendido ou reduzido de acordo com cada mulher, tendo duração entre 25 e 35 dias. E todas as fases acontecem para que ocorra o desenvolvimento dos oócitos para fertilização.


Primeira fase: é chamada fase folicular e começa no primeiro dia do ciclo, onde ocorre a liberação do hormônio FSH, que irá atuar no desenvolvimento e amadurecimento dos folículos resultando no aumento dos oócitos e proliferação das células foliculares. Além disso, também acontece maior liberação de estrogênio pelo ovário, que estimula o útero a se preparar para uma possível gestação. Essa fase tem duração média de 14 dias.


Segunda fase: essa é a fase de ovulação, onde os níveis de estrogênio se elevam ainda mais de forma que estimulam a produção do hormônio LH, que irá promover a saída do óvulo maduro de dentro do ovário. Nesse momento o folículo se torna corpo lúteo, produzindo o hormônio progesterona que irá fortalecer a implantação do óvulo no útero. E o óvulo, percorrerá as trompas por um período de 24 horas até chegar ao útero, onde ficará aguardando pela fecundação do espermatozoide. Geralmente essa fase acontece no 14º dia do ciclo menstrual, e se não ocorrer a fecundação dentro de um prazo de 72 horas o corpo irá se preparar para a próxima menstruação.


Terceira fase: é a fase conhecida como fase lútea, e durante esse período ocorre menor liberação dos hormônios estrogênio e progesterona nos últimos dias para que o tecido que recobre o útero para gestação seja eliminado na forma de menstruação e geralmente essa fase dura em torno de 12 dias.


Além disso, o GnRH atua no controle da liberação do LH e FSH e no momento em que o estrogênio está elevado, ele inibe a secreção de FSH e LH.


As fases do ciclo menstrual promovem inúmeras mudanças no organismo feminino, em especial provocadas pelas fases folicular e lútea. Dentre as alterações que ocorrem é possível citar: a maior ingestão energética, aumento do peso corporal, maior retenção de líquido, modificações no metabolismo de magnésio, ferro, cálcio, lipídios e vitamina D, alteração em neurotransmissores e desequilíbrios hormonais. Ainda, devido a mudança hormonal também podem ocorrer alterações de humor, comportamento alimentar e maior sensibilidade.



Saiba mais sobre o nutrição na saúde da mulher com esse e-book exclusivo e gratuito!




bottom of page