A Colite Ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal autoimune, porém, diferente da Doença de Crohn, a condição afeta apenas o intestino grosso e reto, não o trato gastrointestinal inteiro, e afeta apenas a camada mais superficial do intestino, o muco, enquanto DC afeta todas as camadas do epitélio intestinal.
Entre seus sintomas, o paciente sofre de diarreia frequente, muitas vezes com sangue e dores intestinais, além da fadiga, sintoma comum entre pacientes com desordens intestinais. Para diagnóstico da doença, é possível realizar alguns exames, como por exemplo a colonoscopia, exame de imagem, e calprotectina fecal, que analisa se há inflamação e em qual nível ela está.
O tratamento da doença precisa do uso de remédios anti inflamatórios que agem no intestino, como mesalazina e sulfassalazina, caso o paciente esteja apresentando sintomas severos, é necessário entrar com corticóides por um breve período de tempo, para controlar a inflamação. Trata-se de uma doença autoimune, por isso, não é possível encontrar uma cura, mas sim, uma remissão dos sintomas, o que ajuda o paciente viver uma vida normal e ativa.
Não existe uma dieta específica para pacientes com colite ulcerativa, mas estudos mostram que esses pacientes devem evitar, e se possível, cessar completamente o consumo de álcool e cigarro, além disso, o atendimento mostra que uma dieta baixa em FODMAPs pode ajudar esses pacientes, com sintomas como dores e a diarréia. Indicado para todas as pessoas, com colite ulcerativa ou não, uma alimentação mais natural, com poucos ou nenhum alimento industrializado é sempre a melhor opção.
Comments