Chás que podem ajudar na digestão após a ceia de natal!


Geralmente após a ceia de natal alguns indivíduos apresentam alguns sintomas de má digestão decorrentes do consumo exacerbado de determinados alimentos ou de alimentos que não são habituais. Sensação de estômago cheio, flatulências, azia, arrotos, cansaço, enjoos e até mesmo vômitos, diarreia ou prisão de ventre.


Alguns chás são considerados potenciais remédios caseiros para auxiliar na melhora da digestão e desses desconfortos gastrointestinais, dentre eles:


A Marcela (Achyrocline satureioides), indicado para o tratamento de má digestão e cólicas intestinais. Uso: infusão de 1,5g em 150 ml e tomar de 2 a 4 xícaras ao dia.


A Carqueja (Baccharis trimera) é indicado má digestão e alterações na sensibilidade da mucosa do estômago. Uso: infusão de 2,5 g das partes aéreas em 150 ml e tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.


O Capim-santo/cidreira/limão (Cymbopogon citratus) é indicado para cólicas intestinais, sua utilização consiste em fazer uma infusão de 1 a 3g das folhas em 150 ml e tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.


Alcachofra (Cynara scolymus) é indicada por estimular a secreção de bile e a contração da vesícula biliar, melhorando a digestão de gorduras, composto amplamente consumido durante a ceia. Seu uso consiste em fazer uma infusão de 1 a 2g das folhas em 150 ml e tomar 3 xícaras ao dia.


A Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) é indicada para dispepsia e azia, sua utilização consiste em fazer uma decocção de 1 a 3g de suas folhas em 150 ml e tomar de 3 a 4 xícaras por dia.


O Boldo-do-Chile (Peumus boldus) possui o mesmo efeito da alcachofra, contudo, sua utilização consiste em fazer uma infusão de 1 a 2g das folhas em 150 ml e tomar 2 xícaras ao dia.


O Boldo-baiano (Vernonia condensata) Boldo-baiano é indicado como um estimulante digestivo em dispepsias. Uso: infusão de 3g das folhas em 150 ml e tomar 3 xícaras ao dia.


Referências:

Brasil. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente. Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Plantas Medicinais e Fitoterápicos. / Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. – São Paulo: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, 2019. 4ª edição. 86 p.; 20 cm. - - ISBN 978-85-9533-023-8;