Descubra quais são as bactérias e fungos mais presentes na SIBO e na SIFO



Diversos distúrbios podem acometer o sistema gastrointestinal e dentre eles estão incluídos o supercrescimento bacteriano no intestino delgado (SIBO) e o supercrescimento fúngico no intestino delgado (SIFO). Nesse contexto, é importante salientar que a microbiota intestinal é um fator extremamente importante para a saúde do indivíduo e seus efeitos no metabolismo humano abrangem todo o organismo.


Estudo científicos apontam que o intestino que possui SIBO contém maior quantidade de bactérias do filo Proteobacteria, que são bactérias quando estão em excesso podem causar diversos malefícios para a saúde intestinal. Ainda, a família enterobacteriaceae que faz parte da classe das proteobacterias tem demonstrado forte ligação com alguns sintomas da doença.


Em contrapartida, a quantidade de bactérias benéficas e com ação probiótica estão reduzidas no intestino com SIBO, das quais é possível citar os lactobacilos e bifidobactérias, que pertencem ao filo dos firmicutes e actinobacteria, respectivamente, assim como as bactérias que desempenham função de imunomoduladoras como a Faecalibacterium prausnitzii e a Arkemansia muciniphila.

Além disso, a microbiota dos indivíduos com SIBO também demonstra alta instabilidade e baixa diversidade alfa da microbiota, resultando em um quadro de disbiose intestinal caracterizado por um desequilíbrio entre a relação de bactérias benéficas e maléficas no intestino.


A microbiota intestinal acometida pela SIFO demonstra na maioria dos indivíduos a presença dos fungos da espécie Candida, especialmente a Candida albicanis, Candida tropicalis e Candida glabrata.


As bactérias como por exemplo os lactobacilos, presentes na microbiota intestinal saudável, podem atuar contra o desenvolvimento da SIFO pois elas interagem e inibem a virulência e o crescimento dos fungos mais encontrados no supercrescimento fúngico, como a Candida por exemplo. Com isso, é importante ressaltar que devido a baixa quantidade de lactobacilos na SIBO, o ambiente intestinal se encontra ainda mais favorável para que ocorra também a SIFO.