O poder das frutas e hortaliças para a saúde intestinal

O consumo de frutas, legumes e verduras exerce papel fundamental na promoção e na manutenção da saúde, sendo essencial para uma melhor qualidade de vida.



As frutas, por exemplo, são fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e água. São alimentos que fornecem muitos nutrientes em uma quantidade relativamente pequena de calorias. Esses nutrientes são importantes para o funcionamento e trânsito intestinal, e no equilíbrio das funções vitais do corpo, além de serem importantes na prevenção da obesidade e outras doenças crônicas, como o diabetes e doenças do coração.


Da mesma forma, os legumes e verduras (também chamados de hortaliças) são boas fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e água, auxiliando na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.


Algumas frutas e hortaliças vão ter um papel ainda mais fundamental para garantir uma boa saúde. O agrião, por exemplo, auxilia no processo de digestão dos alimentos; a alface e a abobrinha favorecem o funcionamento normal do intestino, evitando episódios de constipação; a cenoura auxilia na regulação do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Dentre as frutas, o abacaxi facilita a digestão dos alimentos; banana e o bagaço da laranja auxiliam a regulação do aparelho digestivo.


Logo, uma boa saúde intestinal depende do consumo de frutas e hortaliças, garantindo assim um equilíbrio no organismo e a prevenção de doenças.