top of page

Kiwi, a fruta perfeita


Se os nutricionistas de saúde intestinal têm uma fruta favorita, essa fruta deve ser o kiwi.

O kiwi verde ou amarelo são altos em Vitamina C, K e E, em folato, carotenóides e potássio. Além desses benefícios, kiwi possui uma enzima digestiva chamada actinidina, uma aliada na digestão de carne vermelha, e ajuda a povoar a microbiota com bactérias benéficas.


Um estudo realizado com 75 pessoas comparou o uso de ameixa, kiwi e psyllium em pacientes com constipação crônica ou SII com constipação. A quantidade dos alimentos selecionados foi 2 kiwis, 100 gramas de ameixa e 12 gramas de psyllium, cada um com por volta de 6 gramas de fibras. O resultado foi que todos os 3 alimentos ajudaram sim a melhorar o quadro de constipação, porém apenas o kiwi é uma fruta livre de sintomas para paciente com Síndrome do Intestino Irritável.


A ameixa possui fibra solúvel e insolúvel, eficiente na melhora da constipação, mas apenas 30 gramas da fruta pode causar sintomas no paciente com SII, por conter sorbitol e frutanos. Já o psyllium é alto em fibra solúvel, mas alguns pacientes sentem desconforto com seu consumo, ou seja, a tolerância varia. O kiwi além de ser seguro para pacientes com SII em duas unidades da fruta, ainda é alto em Vitamina C, ou seja, traz mais de um benefício.




Referências:


Chey SW, Chey WD, Jackson K, et al. Exploratory Comparative Effectiveness Trial of Green Kiwifruit, Psyllium, or Prunes in US Patients With Chronic Constipation. Am J Gastroenterol. 2021;116(6):1304-12


Stonehouse W, Gammon CS, Beck KL, Conlon CA, von Hurst PR, Kruger R. Kiwifruit: our daily prescription for health. Can J Physiol Pharmacol. 2013;91(6):442-447. doi:10.1139/cjpp-2012-0303

Comentarii


bottom of page