top of page

Faça pausas durante o dia e seja mais produtivo



Nós seres humanos precisamos de energia para realizar tarefas, praticar atividade física, aprender. No entanto, já que seres humanos, precisamos de descanso. Podemos descansar durante férias ou feriados, finais de semana, e se seu sono estiver em dia, então você também descansa durante a noite. Podemos também recuperar em pequenas pausas estratégicas durante o trabalho, são essas as micropausas.


Essas micropausas já são recomendadas por algumas multinacionais, já que esses curtos momentos de descanso são benéficos não só para o colaborador, mas também para a empresa. Com as micropausas, sintomas físicos, dores e desconfortos são evitados, e em troca, o trabalhador passa a produzir mais e melhor. Na teoria, sabe-se que a capacidade mental em trabalho é também limitada.


Estudos mostram que um colaborador que não faz micropausas é afetado negativamente, enquanto colaboradores que fazem pausa, voltam a trabalhar revigorados. Outros estudos mostraram que uma pausa de 40 segundos era o suficiente para recuperar esse colaborador, versus estudos que defendem pausas de minutos. Por isso, se fez necessário pesquisar um possível tempo ideal para micropausas. O tipo de trabalho também é levado em consideração, quanto mais complexo, maior necessidade de pausa, já que a fadiga se instala mais rapidamente.


São necessários mais estudos para definir o tamanho das micropausas para cada esforço realizado no trabalho, mas você já pode incorporar a prática na sua rotina. Em uma pausa de 10 minutos você pode encontrar um local calmo e cuidar da sua mente, praticar uma meditação breve, prestando atenção na sua respiração, um ótimo momento para um chá. Pode fazer também um alongamento, ou um pequeno flow de yoga. Faça isso, e perceba sua energia após essa pausa.


Comentarii


bottom of page