top of page

Consumo de mel, café e chá verde diminui as chances de infeção com H. pylori


A Helicobacter pylori, ou H.pylori, é uma bactéria gram negativa encontrada no tecido ou mucosa do estômago de pessoas infectadas. A bactéria é uma das poucas que consegue resistir ao suco gástrico estomacal e está presente em por volta de 50% da população mundial, especialmente em países emergentes, visto que se trata de uma bactéria adquirida pela água e alimentos contaminados. Entre os sintomas, a H.pylori pode causar queimação, arrotos e dor no estômago, porém eles não são inerentes à bactéria, já que muitas pessoas que têm a H.pylori não sentem esses desconfortos.


Segundo alguns estudos, a infecção pela H.pylori pode ter relação com a alimentação do paciente, como o consumo de alimentos salgados, fermentados e defumados, que podem aumentar o risco de infecção, diferente de frutas e vegetais antioxidantes, que mostram uma proteção contra a bactéria. Outro estudo mostrou risco de infecção pelo consumo de carne e refeições de restaurantes, mas o consumo de pimentas tem papel protetor.

Mais evidências mostram que a alimentação pode ter relação com a infecção, graças ao estudo realizado em Barein. Estudos encontraram que o consumo de mel, café e chá verde tinham relação com a proteção contra a infecção por H.pylori, por conta do poder antibacteriano desses alimentos.

São necessários mais estudos sobre essa relação, mas a alimentação parece ser uma boa opção para prevenção contra a infecção, com efeitos colaterais menos nocivos do que a conduta medicamentosa para a condição.


Ref:

Habbash, F.; Alalwan, T.A.; Perna, S.; Ahmed, N.; Sharif, O.; Al Sayyad, A.; Gasparri, C.; Ferraris, C.; Rondanelli, M. Association between Dietary Habits and Helicobacter pylori Infection among Bahraini Adults. Nutrients 2022,14,4215. https://doi.org/10.3390/nu14194215



Комментарии


bottom of page