top of page

A dieta Low Fodmap pode ajudar pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais_


As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são a Colite Ulcerativa e a Doença de Crohn, ambas autoimunes, que não têm cura, apenas uma possibilidade de remissão de sintomas. Enquanto em remissão, pacientes com essas condições podem sofrer com sintomas de Síndrome do Intestino Irritável (SII), como distensão, dor abdominal e evacuação que varia entre diarreia e constipação.


Foi realizado um estudo com pacientes com DII em remissão, mas com sintomas de SII, onde eles passaram por uma entrevista sobre sua alimentação, parte desse grupo então recebeu informações sobre a dieta Low Fodmap, com planos alimentares e receitas. A outra parte do grupo não recebeu pedido de alteração em sua alimentação, mas ambos grupos foram entrevistados ao final da pesquisa, que durou 6 semanas.


Os resultados foram que os pacientes que estavam no grupo fazendo a dieta Low Fodmap tiveram redução nos sintomas de SII, diferente dos que não alteraram sua alimentação. Resultados esses de acordo com outros estudos que chegaram à mesma conclusão, que uma dieta Low Fodmap pode não ter benefício apenas para pessoas com SII, mas também para DII, em vista acima de tudo, da qualidade de vida desses pacientes.


Pesquisas continuam sendo realizadas sobre a relação da dieta Low Fodmap e Doenças Inflamatórias Intestinais, mas parece segura a implementação da dieta em pacientes com DII em remissão.


Ref

Pedersen N, Ankersen DV, Felding M, et al. Low-FODMAP diet reduces irritable bowel symptoms in patients with inflammatory bowel disease. World J Gastroenterol. 2017;23(18):3356-3366. doi:10.3748/wjg.v23.i18.3356

コメント


bottom of page