Quais são os benefícios do tofu para o organismo?

O tofu é um alimento feito a partir da soja, que tem se tornado popular por conta de relatos da soja na promoção da saúde, porém por outro lado existem controvérsias quanto a soja, já que em grande parte do mundo ela é geneticamente modificada. Por isso, sempre que possível opte por marcas de tofu orgânico.


O tofu é fonte de proteínas e tem em sua composição todos os aminoácidos essenciais. Além disso, possui boas quantidades de gordura, cálcio, magnésio e é um alimento considerado Low FODMAP.


Ainda, as Isoflavonas são compostos naturais presentes na soja que funcionam como fitoestrogênios, que trazem diversos benefícios para saúde e as Saponinas que agem contribuindo para diminuição do colesterol e do risco de doenças cardiovasculares.


Estudos mostram que alimentos a base de soja, como o tofu, podem influenciar a microbiota, imunidade e até a fisiologia do indivíduo.


O consumo de alimentos a base de soja pode modificar a composição da microbiota e suas bactérias, isso porque esses alimentos fornecem nutrientes que são utilizados por tipos específicos de bactérias, no caso benéficas para o intestino.


O tofu também age dessa forma, já que fornece ao intestino compostos Pré e Próbioticos. Estudo mostram que após um mês adicionando Tofu na alimentação, é possível perceber o aumento de Bifidobactérias, que são aquelas conhecidas por competir e inibir o crescimento de bactérias patogênicas.


Todos esses benefícios fazem com que o tofu e outros alimentos a base de soja ajudem a reduzir o risco de síndrome metabólica, melhorar a microbiota intestinal, melhorar o estado de inflamação e melhorar o sistema imune.