top of page

Os benefícios da suplementação de Ômega 3

Ômega 3 são ácidos graxos de cadeia longa, sendo os dois mais benéficos e conhecidos o Ácido Eicosapentaenóico (EPA) e o Ácido Docosahexaenóico (DHA), que são abundantemente encontrados principalmente em peixes, crustáceos e algumas oleaginosas.


É considerado uma gordura saudável e hoje em dia, é amplamente conhecido por gerar diversos benefícios a saúde.


Primeiramente, o Ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias já que pode reduzir a produção de substâncias ligadas a inflamação. Além disso, o Ômega 3 pode ajudar no combate a ansiedade e depressão, contribuir para a saúde cerebral, diminuir o risco para síndrome metabólica, já que melhora os níveis de insulina, aumenta os níveis de HDL, diminui compostos inflamatórios e diminui os fatores de risco de doenças cardíacas. E também, pode ser benéfico para pessoas com doenças autoimunes e para diminuição de gordura no fígado.


Relacionando microbiota e doenças intestinais inflamatórias e Ômega 3, sabe-se a partir de novos estudos que, a suplementação de Ômega 3 gerou maior produção de compostos anti-inflamatórios e consequente modificação benéfica da microbiota.


Ainda, estudos mostraram a capacidade do Ômega 3 de influenciar o eixo mais importante, que é o eixo intestino-cérebro, agindo a partir da alteração da composição da microbiota.


A suplementação de Ômega 3 traz diversos benefícios, porém é necessário ter acompanhamento médico para que sejam administradas as doses corretas de forma individual, lembrando sempre da importância do selo IFOS para comprovar a qualidade do suplemento.




Saiba mais sobre Síndrome do Intestino Irritável esse e-book exclusivo e gratuito!





bottom of page