Vinagre de maçã: conheça os seus benefícios!


O vinagre de maçã possui propriedades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, sendo usado tanto para fins culinários quanto para rotina de cuidados dermatológicos. Esse produto pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou mercados. Seu consumo deve estar associado a alimentos presentes no dia a dia ou puro através da diluição em água.


Auxilia no controle da diabetes

O vinagre de maçã possui fibra na sua composição, mais especificamente pectina. Essa fibra por sua vez irá atuar na absorção dos carboidratos, controlando a glicemia, e melhorando a ação da insulina.


Protege contra doenças cardiovasculares

Por possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o vinagre de maçã diminui o risco de doenças cardiovasculares, diminui o LDL-colesterol, o triglicérides e controla a pressão arterial.


Previne o desenvolvimento de esteatose hepática

Alguns ácidos presentes no vinagre melhoram a função hepática e diminuem o acúmulo de gordura no fígado. Os principais são: ácido gálico, lático, cítrico e málico.


Pode auxiliar no tratamento de refluxo

Ao contrário do que muitos pensam, o vinagre de maçã pode ser usado para indivíduos com refluxo gastroesofágico ou gastrite, mesmo sendo rico em ácidos. Na verdade, é exatamente essa composição que auxilia na regulação da produção de ácido gástrico, aliviando a sensação de queimação e a azia.


Melhora a qualidade da pele

Por ser rico em antioxidantes, o vinagre de maçã auxilia na diminuição do estresse oxidativo ao combater os radicais livres. Essa ação retarda o envelhecimento e melhora a qualidade da pele. No caso de indivíduos com acne, os ácidos presentes nesse vinagre possuem ação antimicrobiana contra a bactéria responsável por causar espinhas, chamada Propionibacterium acnes, podendo ser usado de forma tópica para melhorar a aparência da pele e acnes.


Melhora a digestão

O vinagre de maçã atua na digestão dos alimentos por conter fibras e ácido acético e clorogênico. Esse mecanismo diminui os sintomas de má-digestão e protege o estômago.

Apesar de todos os benefícios, o vinagre de maçã deve ser usado com moderação, respeitando a tolerância individual e acrescido dentro de uma alimentação saudável para que seus benefícios sejam conferidos. Em grandes quantidades, o mesmo pode causar efeitos colaterais, como náuseas, queimaduras, osteoporose e dificuldade de digestão. Usar como tempero em saladas é uma forma interessante de inserir esse alimento no dia a dia de maneira adequada e controlada.


Referências:

AHUJA, Amisha et al. Popular Remedies for Esophageal Symptoms: a critical appraisal. Current Gastroenterology Reports, [S.L.], v. 21, n. 8, 10 jul. 2019. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s11894-019-0707-4.

PETSIOU, Eleni I et al. Effect and mechanisms of action of vinegar on glucose metabolism, lipid profile, and body weight. Nutrition Reviews, [S.L.], v. 72, n. 10, p. 651-661, 28 ago. 2014. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1111/nure.12125.

XIA, Ting et al. Nutrients and bioactive components from vinegar: a fermented and functional food. Journal Of Functional Foods, [S.L.], v. 64, p. 103681, jan. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jff.2019.103681.