top of page

Nutrição e fatores genéticos

Dentro da nutrição existem orientações gerais, como por exemplo: comer mais alimentos naturais, menos açúcar refinado e menos alimentos ultra processados, praticar atividades físicas, entre algumas outras. Porém, mesmo com essas generalidades, a nutrição e saúde são bastante individualizadas. É fato que nem todos os indivíduos reagem da mesma forma à uma dieta ou estratégia nutricional.



Hoje em dia existem os testes genéticos que permitem o fornecimento de mais detalhes sobre o genoma, os DNAs e os genes específicos de cada indivíduo em relação a nutrição. Cada vez mais a ciência da genética, e como ela se relaciona com a nutrição, está avançando. Por isso, é de grande importância a compreensão da nutrigenomica e nutrigenética, já que essas áreas são promissoras e estão em constante estudo e casa vez mais apresentam soluções assertivas.


Essas áreas são fundamentais e permitem entender as variações das necessidades nutricionais de cada paciente, e assim ultrapassar limitações, estabelecer parâmetros para manter uma boa saúde e ajudar os pacientes da melhor maneira possível.


A Nutrigenética é o estudo de como os genes determinam os efeitos dos nutrientes no corpo e na saúde. Como o corpo responde ao que é ingerido reflete em um perfil nutrigenético único. Isso se baseia em genes específicos relacionados questões como, absorção e utilização de nutrientes, intolerâncias alimentares, alergias e deficiências de nutrientes.


Essas informações nutrigenéticas podem indicar se existe variação genética que gera propensão a alguma alergia, intolerância, má absorção; essas informações fornecem também detalhes de como a composição e o peso corporal respondem à determinadas quantidades alimentarem ingeridas; e também como o que é ingerido pode interferir nos marcadores de saúde, como alteração da glicemia e colesterol.


Em relação a nutigenômica, pode-se considerar que é o oposto da nutrigenética. Isso por que, enquanto a nutrigenética fornece informações sobe como o seu genoma deve conduzir o que e como comer para melhorar a saúde, a nutrigenômica diz respeito a como os alimentos mudam a forma na qual seus genes são expressos, e essas mudanças podem impactar no bem-estar, peso e saúde em geral.



Saiba mais sobre Influência da alimentação na microbiota

intestinaI esse e-book exclusivo e gratuito!



bottom of page