top of page

Diarréia cronica por ácidos biliares


A diarreia crônica pode ter muitas causas, como Síndrome do Intestino Irritável, Doenças Inflamatórias Intestinais, mas existe outra causa que pode muitas vezes ser confundida, a diarreia por ácidos biliares. Esse tipo de diarreia é causada pela má absorção de ácidos biliares, moléculas que absorvem e digerem gorduras e nutrientes de nossa alimentação.


Faz parte da nossa digestão a liberação de ácidos biliares, visto que eles ajudam, além da absorção de gorduras, na absorção de vitaminas lipossolúveis, como as Vitaminas A, E, D e K, processo este que ocorre no intestino delgado. Depois disso, o ácido biliar é reabsorvido pelo final do intestino delgado, porém, em algumas pessoas essa reabsorção não acontece, o que pode levar a irritação intestinal e amolecimento das fezes.


Essa alteração pode acontecer por alguns motivos, como um excesso na produção de ácido biliar, ou pela ineficiência da reabsorção do ácido biliar, causado normalmente por outra condição, como cirurgias no intestino, doença celíaca ou supercrescimento bacteriano no intestino delgado.


Entre os sintomas, além da diarreia, o paciente pode ter incontinência fecal, distensão abdominal, flatulência e dores abdominais. Para diagnosticar a condição, é necessário realizar consulta com gastroenterologista e fazer os exames para definir qual o motivo da diarreia crônica. A doença deve ser diagnosticada em busca de uma melhora da qualidade de vida do paciente, e seu tratamento depende do uso de remédio que deve ser receitado pelo médico gastro.


コメント


bottom of page