• Karina Al Assal

Veja como a nutrição pode ajudar na TPM

A síndrome pré-menstrual (SPM) ou tensão pré-menstrual (TPM) é considerada um distúrbio que atinge muitas mulheres de várias faixas etárias. A grande maioria das mulheres em fase reprodutiva passa por períodos de TPM durante o ciclo menstrual, porém somente quando os sintomas causados por elas são graves, a ponto de afetar o estilo de vida, é então que elas são consideradas com TPM.



Vários aspectos relacionados com a alimentação podem contribuir para a piora do quadro de TMP, como por exemplo não é indicada a ingestão dos seguintes alimentos nesse período: sódio, açúcar, álcool, cafeína, gorduras e a carne vermelha.


O consumo de carne vermelha e a piora da TPM pode estar mais relacionada ao aumento dos níveis de estrogênio plasmático, devido a quantidade de gordura saturada presente na carne. Além disso, níveis elevados de estrogênio podem contribuir negativamente para os sintomas da TPM, e a fibra alimentar é um componente excelente que pode auxiliar na remoção deste excesso de estrogênio do sangue.


Quando se pensa em reduzir os sintomas provocados pela TPM, as dietas que são compostas principalmente por carboidratos complexos e menor quantidade de açúcar e proteínas nos períodos que antecedem a menstruação, podem prevenir os sintomas de depressão e ansiedade provocados durante a TPM, além de aumentar a calma e a tranquilidade.


O magnésio é um mineral que sofre excreção quando o organismo do indivíduo se encontra em estado de estresse e isso acontece frequentemente com mulheres na TPM, resultando em sintomas como a alteração de personalidade, redução ou aumento de apetite, náuseas, vômitos e espasmos musculares. Nesse contexto, a ingestão de alimentos fonte de magnésio se faz importante, como por exemplo as oleaginosas, sementes, abacate, leguminosas peixes e chocolate amargo.


Ainda, para reduzir os efeitos da TPM, os trabalhos científicos recomendam o consumo de líquidos seja aumentado, as gorduras de origem animal devem ser reduzidas e a ingestão de fibras alimentares deve ser aumentada.


Posts recentes

Ver tudo

5 chás ao manejo da SIBO

Os chás são fortes aliados para o tratamento da SIBO pois eles possuem muitas propriedades relevantes contra a doença, como por exemplo a ação antiviral, antifúngica, antibacteriana, anti-inflamatória

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • podcast
  • linkedin
whats-03.png

whatsapp

©2020 KARINA AL ASSAL - CRN 17275

  • instagram
  • youtube
  • podcast
logo karina.png