• Karina Al Assal

Síndrome do Intestino Irritável e a relação com a saúde da mulher

A síndrome do intestino irritável (SII) é um transtorno que ocorre no trato gastrointestinal, e o desconforto e ou dor abdominal recorrente estão dentre suas principais características. Mas, essa síndrome também pode desencadear a distensão abdominal, gases, náuseas, vômitos, diarreia e menor qualidade de vida em algumas mulheres.



A SII alcança cerca de 15% de toda população mundial, mas o público mais acometido por ela são as mulheres. Essa doença está muito relacionada com a elevada sensibilidade e ativação da motilidade intestinal, assim como o desenvolvimento de um quadro inflamatório intestinal e modificações no sistema nervoso central. Por conta disso, ela pode ser classificada como um distúrbio funcional, devido a dificuldade imposta para realizar atividades rotineiras do dia a dia e fisiológicas do organismo humano.


De acordo com a literatura científica, as estratégias alimentares como a aplicação das dietas low FODMAP e glúten free, vem demonstrando significativas melhoras para o quadro de SII. Essas dietas promovem a redução de alguns componentes alimentares que poderiam agravar ou ser a causa dessa síndrome, como por exemplo os oligossacarídeos e o glúten.


Até o momento ainda não se sabe a causa específica para que desenvolvimento da SII em uma pessoa, mas já se sabe que ela pode ser desencadeada a partir de diversos estímulos diferentes em conjunto. Dentre eles, podem estar incluídos o consumo dos seguintes alimentos: café, feijão, leite e derivados, chocolates e alguns vegetais e frutas.


Os fatores emocionais também estão atrelados a SII, dos quais o medo, ansiedade e estresse são significativos para ocasionar os sintomas dessa síndrome, devido a interação que existem entre o eixo intestino-cérebro.


Durante o período de TPM (tensão pré-menstrual) as mulheres passam por diversas alterações de humor e essas alterações atuam como verdadeiros gatilhos para que ocorra maior intensidade dos sintomas provocados pela SII, por isso, algumas mulheres entram em crises de SII nessa fase. Além disso, a própria alteração hormonal que ocorre durante o ciclo menstrual provoca modificações na função e motilidade intestinal, resultando na piora do quadro e agravamento dos sintomas.


Posts recentes

Ver tudo

5 chás ao manejo da SIBO

Os chás são fortes aliados para o tratamento da SIBO pois eles possuem muitas propriedades relevantes contra a doença, como por exemplo a ação antiviral, antifúngica, antibacteriana, anti-inflamatória

  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • podcast
  • linkedin
whats-03.png

whatsapp

©2020 KARINA AL ASSAL - CRN 17275

  • instagram
  • youtube
  • podcast
logo karina.png