A Síndrome d
o Intestino Irritável (SII) é uma condição que, quando diagnosticada, deve ser investigada para alimentos gatilhos para o paciente. Essa investigação é realizada com a dieta Low Fodmap, que retira todos os alimentos que são possíveis gatilhos da rotina do paciente, para em seguida serem inseridos aos poucos, em busca de descobrir quais causam sintomas, e quais são liberados para consumo.
A SII é uma desordem que tem gatlhos de alimentação, mas o principal gatilho é emociona, tanto que hoje em dia é considerada uma desordem do eixo intestino e cérebro, então mesmo resolvendo as intolerância alimentares, equilibrando a microbiota, pode ter momentos que algum gatilho emocional pode desencadear uma nova crise. Uma das terapias importantes junto com a dieta é a terapia.
Foi realizado um estudo com 436 pacientes com SII para investigar a possibilidade de tratamento com a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Um grupo realizou 10 semanas de TCC, em sessões de 60 minutos com informações sobre mente e intestino, sintomas, gatilhos, preocupações etc. Outro grupo recebeu 4 sessões online apenas, com pouco contato com terapeuta, fornecimento de educação sobre SII e o papel do estilo de vida na desordem.
Pacientes que fizeram 10 semanas de sessões de TCC reportaram melhora moderada a alta nos sintomas gastrointestinais em apenas duas semanas de tratamento, maior do que pessoas que foram apenas educadas quanto a desordem. Os pacientes que foram acompanhados por 10 semanas também sentiram melhora maior 6 meses depois do tratamento. Isso mostra então que a TCC é um recurso eficaz no tratamento da SII em comparação com a educação sobre a condição.
Ref:
Lackner, J. M. et al. Improvement in Gastrointestinal Symptoms After Cognitive Behavior Therapy for Refractory Irritable Bowel Syndrome. Gastroenterology. 2018 July ; 155(1): 47–57. doi:10.1053/j.gastro.2018.03.063.
Comments