5 estratégias para manter o peso saudável após as festas de final de ano


Com a chegada das festas de final de ano temos um aumento da preocupação com o corpo e com o peso. Provavelmente você deve saber que dietas restritivas não são nada saudáveis e podem estar associadas a comportamentos disfuncionais. Pensando na saúde e no bem estar físico e mental, estratégias podem ser utilizadas para que o indivíduo aproveite esses momentos de festividade e consiga manter um peso saudável sem restrições.


1.Não se prive

O segredo para a manutenção de um peso saudável é não se privar ou recorrer a dietas rápidas e restritivas após “pisar na bola” algum dia. O importante é evitar os excessos. Ninguém precisa excluir o consumo de determinado alimento se este é do agrado, o importante é ter consciência para consumir com moderação e autonomia alimentar para realizar escolhas adequadas. Se o sujeito pegar pequenas porções dos alimentos, ele não deixará de aproveitar seu consumo e não irá extrapolar nas calorias.


2.Não deixe de comer ao longo do dia.

Muitas pessoas deixam de comer ao longo do dia para aproveitar ao máximo a ceia e comer tudo que não comeu em uma única refeição ao final da noite. Se o indivíduo realiza suas refeições normalmente ao longo do dia, o mesmo não terá tanta fome na hora de montar seu prato e conseguirá ter um maior controle das quantidades das porções e dos alimentos ingeridos.

Não se esqueça de se hidratar. Muitas vezes a sede pode ser confundida com fome! Tome bastante água ao longo do dia para que situações assim não ocorram.


3.Aposte em preparações gostosas e saudáveis

Para uma comida ser gostosa ela não precisa ser popularmente rotulada como calórica. Algumas preparações podem ser adicionadas na sua ceia, como risoto de quinoa, abobrinha recheada com carne moída ou ricota e tomate cereja, caponata, saint peter ao molho de limão siciliano, legumes salteados, cassoulet de legumes, lasanha de berinjela, entre outras opções.

Adicionar sempre salada, legumes e verduras ao prato aumenta o aporte de fibras, aumentando a saciedade e auxiliando no controle da quantidade de alimento ingerida. Arroz integral, arroz 7 grãos, arroz lentilha, grão de bico ou brócolis também são boas opções.


4.Se atente ao tamanho das porções de bebidas.

Sucos, refrigerantes, refrescos e bebidas alcoólicas são amplamente consumidos nas festas de final de ano. O tamanho da porção, principalmente das bebidas alcóolicas e dos refrigerantes, possui relação positiva com o ganho de peso, independente da idade, sexo ou ingestão total de energia. Além da densidade calórica, essas bebidas costumam ter diversos aditivos alimentares prejudiciais à saúde se consumidos em quantidades exageradas. Dê preferência para sucos naturais, água aromatizada ou consuma com moderação as demais bebidas. A dose de bebida alcoólica que o fígado consegue metabolizar sem prejuízos à saúde é cerca de 2 doses (taça/copo/lata) para mulheres e 3 doses para homens.


5.Lembre-se, entre o 8 e o 80 existem 72 possibilidades.

Se você achar que exagerou em algum momento, calma! Respira! Volte a sua rotina conforme o seu tempo. Não use regras extremistas na hora de se alimentar, não faça dietas restritivas, não exagere nos exercícios para compensar tudo o que ganho. A saúde mental sempre deve ser priorizada. Pense em ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos para a saúde, a questão estética é somente uma consequência.